É importante sempre manter um
estoque para que não tenha problemas com um pedido de última hora.
Para o início é interessante manter um estoque para 05 cestas
(tipos diferentes).
Tudo é
importante ao começar o seu próprio negócio.
- Divulgação;
- Atendimento;
- Venda;
- Pós-Venda;
- Entrega na data correta.
Produtos
para a cesta:
É bom ter em mente que o barato
sempre sai caro, assim sendo é interessante você estar fazendo
pesquisas de preço, porém com um cuidado maior em relação às
datas de validade e produtos que estejam em lançamento, pois você
estará arriscando o nome da empresa na questão qualidade, as marcas
mais conhecidas as vezes são a melhor saída para evitar maiores
problemas. Nunca tire as embalagens dos produtos, pois estará
tirando a principal apresentação do produto e as garantias de
validade e qualidade.
Compra das Cestas:
Você Deve manter uma atenção maior
quando comprar sua cesta, pois pode ter alguns defeitos. Evite
comprar cestas com verniz não totalmente seco, elas costumam secar e
o cheiro de verniz impregna nos alimentos. Algumas marcar de verniz
são fortes e mesmo depois de seco não saem com facilidade. As
cestas para pintura esmalte ou pátina devem ser compradas, de
preferência sem verniz ou com verniz bem fraco.
Venda:
Procure manter um contato formal com
seu cliente, mesmo sendo conhecido, com isso você vai evitar
situações embaraçadoras ao receber.
O prazo ideal para você solicitar
antecedência no pedido é de 2 dias, pois assim haverá tempo para
você preparar com calma a cesta e o cliente efetuar o depósito. É
interessante você ter conta em bancos conhecidos e que tenham
muitas agências. Se puder confirme o depósito antes da entrega da
cesta e nos casos que o pagamento for na mesma data da entrega
solicite ao cliente que de preferência esteja no local da entrega ou
more no mesmo, pois o pagamento deverá ser feito durante a entrega,
solicite ao cliente que coloque o dinheiro em um envelope para que o
presenteado não veja.
Caso a pessoa não possa fazer o
depósito ou queira pagar com cheque pré-datado, envie uma pessoa a
sua residência com pelo menos um dia de antecedência para retirar
o cheque.
Peça ao cliente que escreva atrás
do cheque:
Estou ciente que este documento não
poderá ser objeto de suspensão de pagamento, coloque a data e
assine. Com isso evitará que o cliente suste o cheque.
IMPORTANTE – Envie junto um recibo
para transmitir confiança ao cliente.
Você pode trabalhar também com
cartão de crédito, porém haverá necessidade de se credenciar a
uma administradora, porém não são todas que credenciam pessoas
físicas. As taxas cobradas esta em torno de 5% do valor. Ligando nas
Administradoras você terá maiores informações.
Custo e Preço Final:
Devido a grande diversificação de
produtos e suas variações de preço, de fornecedor para fornecedor,
não é possível estipular uma média de preços das cesta, porém
daremos uma visão de como chegar ao preço final do seu produto.
Some todas as despesas do estoque
inicial, partindo do custo unitário de cada produto (ache este valor
dividindo o preço total do produto pela quantidade) alguns produtos
terão valores insignificantes, porém, acrescente-os também. Anote
todas as despesas decorrentes no desenvolvimento do trabalho, algumas
despesas são investimentos de retorno em longo prazo (material de
escritório, moveis, utensílios de trabalhos e etc.) estas despesas
não poderão ser computadas no custo do produto. A propaganda é uma
despesa subjetiva, pois irá variar o custo por produto de acordo com
o resultado obtido. Estipule uma verba de propaganda mensal e não
deixe de mantê-la mesmo que esteja vendendo muito. Após achar o
valor estimado do custo unitário de cada cesta completa, que você
tem em estoque, acrescente a este valor 50% de lucro (se você cobra
taxa de entrega). Caso não cobre a taxa de entrega, aumente o
percentual para 70% e de um desconto caso o local da entrega seja
próximo.
Lugares distantes, independente da
cobrança ou não da taxa, cobre uma taxa extra, pois o veículo não
consome apenas combustível e sim sofre um desgaste total.
Entrega:
Tenha em mente que um cliente bem
atendido é um cliente satisfeito, por tanto cumpra
os horários estipulados, agendando
corretamente a data e hora da entrega.
Procure não marcar entregas com períodos curtos, pois sempre
acontecem imprevistos.
Quando tiver mais de uma entrega,
atente-se para não inverter os cartões ou endereços de entrega.
Além do cadastro do cliente é
interessante que tenha uma folha de pedido com duas vias, uma ficará
na empresa e outra levará consigo, assim se vier a perder terá uma
de reserva com o endereço da pessoa que receberá a cesta.
Quando a entrega não for feita
diretamente ao presenteado você deverá protocolar com: Conteúdo da
entrega, data, horário da entrega, nome completo da pessoa que
receberá, se possível o número do Rg e assinatura do recebedor,
pois se houver extravio da cesta ou até mesmo o sumiço de algum
produto ou atraso no horário da entrega, você terá um comprovante
que a cesta foi entregue na data e horário certo.
Acrescente um cartão com o nome da
pessoa que envia ou com uma frase que o cliente solicitar, deixe ao
critério do cliente.
Protocolo e folha de pedido podem se
encontrados em papelarias.
Divulgação:
Inicialmente você pode fazer uma
divulgação local, cujos custos serão mais baixos. Um bom exemplo
são os panfletos e cartões, que nos lugares certos podem causar um
ótimo impacto.
Quando sua empresa estiver mais
estruturada e o investimento com as divulgações, você poderá
investir em anúncios com uma tiragem e abrangência muito maior. Os
jornais e revistas estão cotados como os melhores meios de
divulgações.
É muito bom você ter em mente qual
é o público alvo e assinar revistas baratas para o cliente final,
ou seja, o nosso cliente e que quanto maior for o valor do anúncio
maior também deverá ser a venda de cestas para suprir o valor
gasto.
Algumas dicas são as Revistas:
Veja – Todo Brasil
Viva mais – Todo Brasil
Da Hora – Jornal Agora (São Paulo)
Já – Jornal Diário Popular (São
Paulo)
Outro meio de divulgação é a mala
direta. Você envia panfletos, prospectos ou promoções que você
vier a fazer, para casa das pessoas já cadastradas. O envio pode ser
perto das datas comemorativas, festivas ou aniversários. O contato
também pode ser feito por telefone no chamado Telemarketing Ativo.
Atendimento:
O Atendimento é o Cartão de Visita
da empresa e nenhuma divulgação será eficaz se o atendimento não
for coerente. Pense que você é o cliente e eventualmente quer fazer
uma compra. Em um primeiro momento cria-se a expectativa do que e
onde comprar. Quando ligar para você terá dúvidas e você será o
responsável para fazer com que esta pessoa entenda que este é o
melhor presente que pode dar. O seu atendimento será o ponto chave
para que este cliente saia satisfeito e indique o seu trabalho. No
meio de atendimento este é conhecido como um cliente encantado que
ficou totalmente satisfeito. Claro que esta faze de encantamento
depende também de um bom trabalho pós-venda.
Em relação ao atendimento o que
posso dizer é que o cliente espera ser bem atendido, tire da sua
cabeça aquela frase de tratar o cliente como você quer ser tratado
e sim trate o cliente como ele quer ser tratado. Evite deixar na
secretária eletrônica e o telefone tocar muitas vezes.
Tenha sempre a mão o bloco de
pedidos e o seu catálogo de cestas.
Cadastro:
Saiba que o cadastro é muito
importante para um trabalho de mala direta, por tanto o máximo de
organização é fundamental.
O cadastro deve ser feito tanto do
cliente que envia, quanto do cliente que recebe.
Cliente: Nome, Endereço, Bairro,
Cidade, CEP, Telefone res/com., data de nasc. Profissão, CPF
Presenteado: Nome, Endereço, Bairro,
Cidade, CEP, Telefone res/com, Data de nasci., Endereço da entrega,
Referência do Endereço, Data de Entrega, Horário da Entrega, Tipo
de Comemoração, Tipo de Cesta, Tipo de Brinde, Tipo de Flores,
Valor, Forma de Pagamento.